terça-feira, 24 de janeiro de 2012

III MOSTRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA DA EEFM DOM LUSTOSA - ANO LETIVO 2011

A partir da frase de Marie Curie : Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade, pretendemos investigar e compreender a relação entre as grandes descobertas e invenções do homem e a contribuição desses bens tecnológicos para a humanidade planetária.

 Tema: TECNOLOGIA E HUMANIDADE: navegando pela história dos inventos e descobertas

2- OBJETIVO: A III Mostra de Ciências, Arte e Cultura Dom Lustosa visa despertar o interesse dos alunos pelo universo acadêmico, promovendo o intercâmbio cultural e científico entre os participantes do evento, estimulando a investigação e o interesse pelo estudo das ciências e cultura.

2.1. - Os seus objetivos específicos são:

a) Integrar a Comunidade escolar ativa;

b) Vivenciar a descoberta de novos conhecimentos;

c) Valorizar a participação dos alunos em seus aspectos intelectuais, históricos, culturais e artísticos;

e) Gerar um espírito de solidariedade na comunidade educativa e o seu entorno.

3 -CATEGORIAS

3.1 -NAVEGAÇÃO

1º período – 3º ano
  1. Fogo
  2. Ferramentas rudimentares

2º Período- 2º ano
  1. Agricultura
  2. Roda
  3. As ferramentas com uso do metal

3º Período – 1º ano
  1. Escrita dos Fenícios
  2. Cerâmica
  3. Papel
  4. Pólvora
  5. 1ª Imprensa

4º Período – 9º ano
  1. Motor a vapor
  2. Energia
  3. Grandes navegações
  4. Automóvel
  5. 2ª Imprensa

5º Período – 8º ano
  1. Vacinas, penicilina
  2. Telégrafo
  3. Telefone
  4. Rádio
  5. Cinema
  6. Televisão
  7. Aviação
  8. Computador
  9. O domínio do átomo

6º Período – 7º ano
  1. Satélites
  2. Clonagem
  3. Várias tecnologias da informação
  4. Redes Sociais
3.2 - Abrangência Científica

I. Linguagens e códigos e suas tecnologias

1) navegando pela comunicação humana

II. Ciências da natureza e suas tecnologias

2)navegando pela descobertas e inventos científicos

III. Ciências humanas e suas tecnologias

3) Navegando pela transformação humana na Terra

IV. Robótica na educação da saúde do adolescente (Criação) – Troféu Marie Curie

4) esboços

5) protótipos

V. Personalidades (inventores, descobridores, idealizadores)

3.4 -Abrangência Artística/cultural (Temas relacionados aos eventos históricos)

dia 11/02

I. Performance teatral

II. Interpretação musical e/poética

III. Desenho e grafite

4 -REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I - DAS INSCRIÇÕES 23 a 25

Art. 1º - Toda equipe participante da III Mostra de Cultura, Arte e Ciências deverá estar devidamente inscrita, através de formulário próprio que será entregue pela Comissão Organizadora, composta da coordenação pedagógica, PCA’s e um professor representante de cada área de conhecimento.
Art. 2º- Cada série terá um professor coordenador e cada equipe um aluno responsável pela equipe, escolhido pelo grupo.
Parágrafo Único – Cada equipe poderá contar com até dois pais/responsáveis na elaboração e apresentação do trabalho.
Art. 3º -As inscrições serão feitas na coordenação, no período de 23 a 25 de janeiro de 2012.
Art. 4º - Da identificação das Equipes: cada equipe deverá criar um nome ligado a uma personalidade científica,preferencialmente ligada ao assunto de sua investigação ou que tenha referência ao tema: ” Tecnologia e Humanidade: navegando pela história dos inventos e descobertas.”.
Parágrafo Único: não serão aceitos nomes com sentidos incoerentes com os princípios da Escola e do tema.

CAPÍTULO II- DOS PARTICIPANTES (mínimo 5 e máximo 8 alunos)

Art. 5º - Poderão inscrever-se equipes formadas por alunos e pais de alunos e professor(a) coordenador(a) de uma série específica.

Parágrafo único: o líder de grupo será o motivador de sua respectiva equipe, escolhido pela maioria.

CAPÍTULO III - DO LOCAL, DATA E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DA III MOSTRA DE CULTURA, ARTE E CIÊNCIA DA EEFM DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA

Art. 6º - A III MOSTRA será realizada no período de 08 a 11 de Fevereiro de 2012, nas dependências da escola.

CAPÍTULO IV - DO CALENDÁRIO

Art. 7º- O cronograma de atividades seguirá os seguintes eventos:

Dia 08/02, às 8:30h: tarefa de abertura na quadra da escola.

Dia 11/02, às 8:00h: tarefas culturais nas dependências da escola.

De 08 a 10/02, dàs 7:30 às 21:00h: exposições, apresentações e visitação aos grupos participantes.

Parágrafo único: no dia 25/02/2012 às 10h50min, realizar-se-á uma reunião com os representantes das equipes e comissão organizadora onde será analisado o presente regulamento e a entrega de algumas tarefas.

CAPÍTULO V - DAS APRESENTAÇÕES

Art. 8º - As equipes que não estiverem devidamente representadas, no horário de avaliação das apresentações, perderão os pontos correspondentes ao trabalho em questão.
PARÁGRAFO ÚNICO - É de responsabilidade das equipes, o zelo, a limpeza e a conservação da escola. Será responsabilizada (também financeiramente, caso necessário) a equipe que estragar ou danificar qualquer objeto da escola.

CAPÍTULO VI - DA COMISSÃO JULGADORA.

Art. 9º - A Comissão Julgadora será composta de 06 (seis) pessoas, preferencialmente ex-professores. O julgamento das mesmas será de acordo com os critérios de avaliação e pontuação previamente estabelecidos.
Art. 10º - A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões, bem como cabe só a ela o veredicto final.

CAPÍTULO VII - DO RESULTADO FINAL.

Art. 11º - Serão consideradas vencedoras todas as equipes que obtiverem pontuação satisfatória ( 80 pontos no mínimo) nas apresentações, Obterá nota 10 numa avaliação parcial. Os três primeiros lugares receberão prêmios.

5 -REGRAS DE SEGURANÇA

5.1 -SERÃO PROIBIDAS AS EXPOSIÇÕES DOS SEGUINTES ITENS:

  • Organismos vivos (ex: plantas, animais, micróbios, etc.);
  • Espécimes (ou partes) dissecados;
  • Animais vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
  • Órgãos ou membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue, urina, etc.)
  • Produtos químicos e/ou combustíveis

  • Substâncias tóxicas ou de uso controlado;
  • Colocação em marcha de motores de combustão interna;
  • Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos;
  • Fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual de técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas de laboratório;
  • Quaisquer manifestações que desrespeite os seres humanos, como racismo, preconceito e discriminação de qualquer natureza.
5.2 - EM CASO DE ATOS DE VANDALISMO POR PARTE DOS ALUNOS EXPOSITORES E PARTICIPANTES, A EQUIPE RESPONSÁVEL SERÁ DESCLASIFICADA E ARCARÁ COM OS PREJUÍZOS CAUSADOS.

6 - DOS PROJETOS CIENTÍFICOS

6.1- Do Portifólio/Caderno de Campo ou de Pesquisa:

No portifólio, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que realizou para desenvolver o projeto de pesquisa, relatando todos os fatos e as datas respectivas. Se for continuação de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do projeto.

O portifólio deverá conter:

a. Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações;

b. Fotos, gravuras, figuras e desenhos;

c. Registro das datas e locais das investigações;

d. Registro dos testes e resultados;

e. Entrevistas e consultas às pessoas-fonte;

f. Referências bibliográficas.

OBSERVAÇÃO: O caderno de campo (portifólio) poderá ser digitado ou manuscrito.

6.2 - Da Exibição Visual e Apresentação Oral

A exibição visual deverá ser feita na forma de banner de forma clara e objetiva, salientando os dados mais importantes, para possibilitar o perfeito entendimento do projeto. conforme o anexo deste Edital.

6.3 - PROJETOS CIENTÍFICOS - Critérios de Avaliação e Pontuação

A pontuação máxima será de 100 pontos assim distribuídos:
a) Criatividade e inovação; 0 – 20 pontos

b) Conhecimento científico do problema abordado; 0 – 20 pontos

c) Metodologia científica; 0 – 10 pontos

d) Profundidade da pesquisa; 0 – 10 pontos

e) Clareza e objetividade na apresentação do trabalho. 0 – 20 pontos

f) Ilustrações e complementos (gráficos, tabelas, etc/ banner) 0 – 10 pontos

g) Caderno de Campo 0 – 10 pontos

7 -PROJETOS ARTÍSTICOS

7.1 - INTERPRETAÇÃO DE POESIAS E TEATRO

A modalidade Interpretação de Poesia será desenvolvida em forma de “dramatização”.

As dramatizações serão INDIVIDUAIS ou em GRUPO podendo ser ilustradas com música ao vivo ou sonoplastia mecânica. Em caso de música ao vivo não ultrapassar 02 (dois) músicos.

Os participantes poderão fazer uso de adereços cênicos, que possam enriquecer sua performance, bem como figurinos adequados para a abordagem poética ou teatral.

A pontuação máxima será de 100 pontos assim distribuídos:

Os critérios de julgamento serão:

a) Apresentação cênica 0 - 25 pontos

b) Conteúdo 0 - 25 pontos

c) Expressividade 0 - 25 pontos

d) Criatividade 0 - 25 pontos

7.2 -DESENHO e GRAFITE

A modalidade de desenho e grafite será desenvolvida em forma de “produção individual ou em grupo de até três alunos”, primeiramente haverá uma seleção para os trabalhos que serão produzidos em grafite, através de um projeto esboçado em papel.
Os participantes poderão fazer uso de material adquirido pela escola, com a avaliação prévia da coordenação do evento, ou seja, coordenadores escolares.
 

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