Tema:
TECNOLOGIA
E HUMANIDADE: navegando pela história dos inventos e descobertas
2-
OBJETIVO: A III Mostra de Ciências, Arte e Cultura Dom Lustosa visa
despertar o interesse dos alunos pelo universo acadêmico, promovendo
o intercâmbio cultural e científico entre os participantes do
evento, estimulando a investigação e o interesse pelo estudo das
ciências e cultura.
2.1.
- Os seus objetivos específicos são:
a)
Integrar a Comunidade escolar ativa;
b)
Vivenciar a descoberta de novos conhecimentos;
c)
Valorizar a participação dos alunos em seus aspectos intelectuais,
históricos, culturais e artísticos;
e)
Gerar um espírito de solidariedade na comunidade educativa e o seu
entorno.
3
-CATEGORIAS
3.1
-NAVEGAÇÃO
1º
período – 3º ano
- Fogo
- Ferramentas rudimentares
2º
Período- 2º ano
- Agricultura
- Roda
- As ferramentas com uso do metal
3º
Período – 1º ano
- Escrita dos Fenícios
- Cerâmica
- Papel
- Pólvora
- 1ª Imprensa
4º
Período – 9º ano
- Motor a vapor
- Energia
- Grandes navegações
- Automóvel
- 2ª Imprensa
5º
Período – 8º ano
- Vacinas, penicilina
- Telégrafo
- Telefone
- Rádio
- Cinema
- Televisão
- Aviação
- Computador
- O domínio do átomo
6º
Período – 7º ano
- Satélites
- Clonagem
- Várias tecnologias da informação
- Redes Sociais
I.
Linguagens e códigos e suas tecnologias
1)
navegando pela comunicação humana
II.
Ciências da natureza e suas tecnologias
2)navegando
pela descobertas e inventos científicos
III.
Ciências humanas e suas tecnologias
3)
Navegando pela transformação humana na Terra
IV.
Robótica na educação da saúde do adolescente (Criação) –
Troféu
Marie Curie
4)
esboços
5)
protótipos
V.
Personalidades (inventores, descobridores, idealizadores)
3.4
-Abrangência Artística/cultural (Temas relacionados aos eventos
históricos)
dia
11/02
I.
Performance teatral
II.
Interpretação musical e/poética
III.
Desenho e grafite
4
-REGULAMENTO GERAL
CAPÍTULO
I - DAS INSCRIÇÕES 23 a 25
Art.
1º - Toda equipe participante da III Mostra de Cultura, Arte e
Ciências deverá estar devidamente inscrita, através de formulário
próprio que será entregue pela Comissão Organizadora, composta da
coordenação pedagógica, PCA’s e um professor representante de
cada área de conhecimento.
Art.
2º- Cada série terá um professor coordenador e cada equipe um
aluno responsável pela equipe, escolhido pelo grupo.
Parágrafo
Único – Cada equipe poderá contar com até dois pais/responsáveis
na elaboração e apresentação do trabalho.
Art.
3º -As inscrições serão feitas na coordenação, no período de
23 a 25 de janeiro de 2012.
Art.
4º - Da identificação das Equipes: cada equipe deverá criar um
nome ligado a uma personalidade científica,preferencialmente ligada
ao assunto de sua investigação ou que tenha referência ao tema: ”
Tecnologia e Humanidade: navegando pela história dos inventos e
descobertas.”.
Parágrafo
Único: não serão aceitos nomes com sentidos incoerentes com os
princípios da Escola e do tema.
CAPÍTULO
II- DOS PARTICIPANTES (mínimo 5 e máximo 8 alunos)
Art.
5º - Poderão inscrever-se equipes formadas por alunos e pais de
alunos e professor(a) coordenador(a) de uma série específica.
Parágrafo
único: o líder de grupo será o motivador de sua respectiva equipe,
escolhido pela maioria.
CAPÍTULO
III - DO LOCAL, DATA E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO
DA III MOSTRA DE CULTURA, ARTE E CIÊNCIA DA EEFM DOM ANTÔNIO DE
ALMEIDA LUSTOSA
Art.
6º - A III MOSTRA será realizada no período de 08 a 11 de
Fevereiro de 2012, nas dependências da escola.
CAPÍTULO
IV -
DO
CALENDÁRIO
Art.
7º- O cronograma de atividades seguirá os seguintes eventos:
Dia
08/02, às 8:30h: tarefa de abertura na quadra da escola.
Dia
11/02, às 8:00h: tarefas culturais nas dependências da escola.
De
08 a 10/02, dàs 7:30 às 21:00h: exposições, apresentações e
visitação aos grupos participantes.
Parágrafo
único: no dia 25/02/2012 às 10h50min, realizar-se-á uma reunião
com os representantes das equipes e comissão organizadora onde será
analisado o presente regulamento e a entrega de algumas tarefas.
CAPÍTULO
V - DAS APRESENTAÇÕES
Art.
8º - As equipes que não estiverem devidamente representadas, no
horário de avaliação das apresentações, perderão os pontos
correspondentes ao trabalho em questão.
PARÁGRAFO
ÚNICO - É de responsabilidade das equipes, o zelo, a limpeza e a
conservação da escola. Será responsabilizada (também
financeiramente, caso necessário) a equipe que estragar ou danificar
qualquer objeto da escola.
CAPÍTULO
VI - DA COMISSÃO JULGADORA.
Art.
9º - A Comissão Julgadora será composta de 06 (seis) pessoas,
preferencialmente ex-professores. O julgamento das mesmas será de
acordo com os critérios de avaliação e pontuação previamente
estabelecidos.
Art.
10º - A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões, bem como
cabe só a ela o veredicto final.
CAPÍTULO
VII - DO RESULTADO FINAL.
Art.
11º - Serão consideradas vencedoras todas as equipes que obtiverem
pontuação satisfatória ( 80 pontos no mínimo) nas apresentações,
Obterá nota 10 numa avaliação parcial. Os três primeiros lugares
receberão prêmios.
5
-REGRAS DE SEGURANÇA
5.1
-SERÃO PROIBIDAS AS EXPOSIÇÕES DOS SEGUINTES ITENS:
- Organismos vivos (ex: plantas, animais, micróbios, etc.);
- Espécimes (ou partes) dissecados;
- Animais vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
- Órgãos ou membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue, urina, etc.)
- Produtos químicos e/ou combustíveis
- Substâncias tóxicas ou de uso controlado;
- Colocação em marcha de motores de combustão interna;
- Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos;
- Fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual de técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas de laboratório;
- Quaisquer manifestações que desrespeite os seres humanos, como racismo, preconceito e discriminação de qualquer natureza.
6
- DOS PROJETOS CIENTÍFICOS
6.1-
Do Portifólio/Caderno de Campo ou de Pesquisa:
No
portifólio, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que
realizou para desenvolver o projeto de pesquisa, relatando todos os
fatos e as datas respectivas. Se for continuação de projeto, o
Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o
desenvolvimento do projeto.
O
portifólio deverá conter:
a.
Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas,
das novas indagações;
b.
Fotos, gravuras, figuras e desenhos;
c.
Registro das datas e locais das investigações;
d.
Registro dos testes e resultados;
e.
Entrevistas e consultas às pessoas-fonte;
f.
Referências bibliográficas.
OBSERVAÇÃO:
O caderno de campo (portifólio) poderá ser digitado ou manuscrito.
6.2
- Da Exibição Visual e Apresentação Oral
A
exibição visual deverá ser feita na forma de banner de forma clara
e objetiva, salientando os dados mais importantes, para possibilitar
o perfeito entendimento do projeto. conforme o anexo deste Edital.
6.3
- PROJETOS CIENTÍFICOS - Critérios de Avaliação e Pontuação
A
pontuação máxima será de 100 pontos assim distribuídos:
a)
Criatividade e inovação; 0 – 20 pontos
b)
Conhecimento científico do problema abordado; 0 – 20 pontos
c)
Metodologia científica; 0 – 10 pontos
d)
Profundidade da pesquisa; 0 – 10 pontos
e)
Clareza e objetividade na apresentação do trabalho. 0 – 20 pontos
f)
Ilustrações e complementos (gráficos, tabelas, etc/ banner) 0 –
10 pontos
g)
Caderno de Campo 0 – 10 pontos
7
-PROJETOS ARTÍSTICOS
7.1
- INTERPRETAÇÃO DE POESIAS E TEATRO
A
modalidade Interpretação de Poesia será desenvolvida em forma de
“dramatização”.
As
dramatizações serão INDIVIDUAIS ou em GRUPO podendo ser ilustradas
com música ao vivo ou sonoplastia mecânica. Em caso de música ao
vivo não ultrapassar 02 (dois) músicos.
Os
participantes poderão fazer uso de adereços cênicos, que possam
enriquecer sua performance, bem como figurinos adequados para a
abordagem poética ou teatral.
A
pontuação máxima será de 100 pontos assim distribuídos:
Os
critérios de julgamento serão:
a)
Apresentação cênica 0 - 25 pontos
b)
Conteúdo 0 - 25 pontos
c)
Expressividade 0 - 25 pontos
d)
Criatividade 0 - 25 pontos
7.2
-DESENHO e GRAFITE
A
modalidade de desenho e grafite será desenvolvida em forma de
“produção individual ou em grupo de até três alunos”,
primeiramente haverá uma seleção para os trabalhos que serão
produzidos em grafite, através de um projeto esboçado em papel.
Os
participantes poderão fazer uso de material adquirido pela escola,
com a avaliação prévia da coordenação do evento, ou seja,
coordenadores escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...