JUSTIFICATIVA
2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Também o Ano da Aproximação das culturas e do respeito às diversidades. A partir desse cenário que abrange o tema anual da escola, POR UM MUNDO MELHOR, a II Mostra de Ciências, Arte e Cultura 2010 da EEFM Dom Antônio de Almeida Lustosa elegeu como principal tema de suas atividades a educação ambiental, tomando como foco a biodiversidade, como fonte de vida e ecologia com valores éticos. Nesta perspectiva, a biodiversidade existe por todas as partes de nosso planeta e merece ser conhecida e respeitada,
2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Também o Ano da Aproximação das culturas e do respeito às diversidades. A partir desse cenário que abrange o tema anual da escola, POR UM MUNDO MELHOR, a II Mostra de Ciências, Arte e Cultura 2010 da EEFM Dom Antônio de Almeida Lustosa elegeu como principal tema de suas atividades a educação ambiental, tomando como foco a biodiversidade, como fonte de vida e ecologia com valores éticos. Nesta perspectiva, a biodiversidade existe por todas as partes de nosso planeta e merece ser conhecida e respeitada,
EMBASAMENTO
FILOSÓFICO
Quem
somos nós? Com esta pergunta, a Mostra quer refletir sobre o papel
da humanidade na cadeia biológica e sociológica. Neste todo, o ser
humano não é apenas aquele que usufrui dos elementos e espécies do
meio ambiente. Assim é mais um que interage com toda a diversidade
de seres no planeta. Sob esta ótica, a diversidade de vida na Terra
está associada à interação entre as espécies, seres que dependem
um do outro para a sobrevivência e construção de um mundo melhor.
Conhecendo e redescobrindo formas de interação entre as pessoas,
espécies e elementos que compõem uma diversidade tão fundamental à
vida, a II Mostra Dom Lustosa o convida a pensar em que seres somos
nós.
Tema: Eu também faço parte da Biodiversidade
CATEGORIAS
Arte
e Cultura (Referência
na diversidade cultural e aproximação entre culturas)
- Grafites* – personagens do mundo
- Mural da fama - Meu lugar na escola
- Intervenções teatrais – As pessoas e suas etnias
- Literatura* - A crônica e o verso
- Artesanato* – os afazeres do povo
- Cartazes* – Minha paisagem
- Música - O som de todos os cantos
- Desenho* – mensagem para você
- Modelagem* – entrelaçamento entre culturas
- Dança - A linguagem dos movimentos
- Vídeo* – BIOdiversidade e a PAZ
Assuntos
referentes à Linguagens e Códigos e suas tecnologias
CIÊNCIAS
(Referência ao desenvolvimento sustentável e respeito a
biodiversidade)
I
– Experimentos e/ou Invenções
II
– Simulações e/ou demonstrações
III
– Pesquisa e/ou Explanações
IV
– Ação comunitária
Assuntos
referentes à área de Ciências Exatas, Matemática e Ciências
Humanas
- A água
- O solo
- O ar
- A energia
- A flora
- A fauna
- A paisagem natural
- A despoluição
- O reaproveitamento de materiais – Reciclagem
- O homem ecologicamente correto
- A memória humana do uso da natureza
- O lixo
- O alimento
- O consumo consciente
- A convivência urbana
- A Inclusão
- A preservação e ambientação saudável na escola
Referência:
Texto da postagem abaixo.
2010 - Ano Internacional da Biodiversidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário...